quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Projeto leitura:

SER LEITOR SE APRENDE LENDO


Vivemos numa cultura predominantemente escrita, num mundo permeado por diferentes objetos escritos, impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação leitora.
A todo instante nos deparamos com a linguagem escrita: em jornais, revistas, panfletos, cartazes, outdors, placas de trânsito, e-mails, blogs, MSN e tantos outros; um mundo escrito que se põe diante de nossos olhos, nos caracterizando como verdadeiros leitores ambulantes e, agora, navegantes.
Mas, como nos constituímos leitores? Como nos tornamos parte dessa cultura escrita que nos é apresentada?
A EBM Anna Zamarchi Coldebella, atenta a todas as transformações e inovações que cercam nossas crianças e jovens, tem em sua Proposta Pedagógica, Projetos que visam melhorar a qualidade do ensino oferecido a todos os seus alunos. Assim, desenvolvemos o Projeto Leitura, que, mediados pelo professor, oportuniza ao aluno momentos extras de contato com o mundo letrado, através de leituras interessantes e atrativas, convidando o leitor (aluno) a mergulhar na experiência de ler.
Nesse sentido, todas as experiências vivenciadas pelos jovens leitores devem desenvolver a intimidade com o ato de ler e levar ao prazer, constituindo-se em aliados na apropriação de uma leitura diferenciada, que propicia a construção de um sujeito leitor autônomo, crítico, capaz de intervir em sua comunidade.
Quanto ao professor (mediador), ele deve ser um grande encantador, capaz de transformar o desgostar de ler em uma ação apaixonante, em que haja a intimidade, a familiaridade com as diversas práticas de exploração da leitura e, claro, com os livros, além de promover o desenvolvimento da prontidão, da sensibilidade, da curiosidade e da ousadia, características de quem quer se aventurar a promover encontros, saberes e novas histórias.

“QUE COISA É O LIVRO?
Que contém na sua frágil arquitetura aparente?
São palavras apenas, ou é a nua exposição de uma alma confidente?
De que lenho brotou? Que nobre instinto de prensa fez surgir esta obra de arte que vive junto a nós, sente o que eu sinto e vai clareando o mundo em toda parte?”
(Carlos Drummond de Andrade)
*** Momentos de práticas de leitura, dos alunos do 2ºAno mediados pela Professora Eliane Maria, atividades desenvolvidas no Projeto de Leitura.
***CONFIRA:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário