quinta-feira, 16 de setembro de 2010

7 de setembro - BRASIL DE DIVERSIDADES!

A Escola Básica Municipal Anna Zamarchi Coldebella apresentou como temática do desfile, em comemoração da Semana da Pátria, a diversidade que é natural em nosso país.

Brasil... Um país de muitas raças e cores,
De muitos risos e de muitos amores.
Gente humilde que trabalha,
Que faz do seu dia-a-dia uma grande batalha.
Identidade que se constrói
Por um povo determinado,
Que é o verdadeiro herói.


Confira o nosso desfile!







quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Projeto leitura:

SER LEITOR SE APRENDE LENDO


Vivemos numa cultura predominantemente escrita, num mundo permeado por diferentes objetos escritos, impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação leitora.
A todo instante nos deparamos com a linguagem escrita: em jornais, revistas, panfletos, cartazes, outdors, placas de trânsito, e-mails, blogs, MSN e tantos outros; um mundo escrito que se põe diante de nossos olhos, nos caracterizando como verdadeiros leitores ambulantes e, agora, navegantes.
Mas, como nos constituímos leitores? Como nos tornamos parte dessa cultura escrita que nos é apresentada?
A EBM Anna Zamarchi Coldebella, atenta a todas as transformações e inovações que cercam nossas crianças e jovens, tem em sua Proposta Pedagógica, Projetos que visam melhorar a qualidade do ensino oferecido a todos os seus alunos. Assim, desenvolvemos o Projeto Leitura, que, mediados pelo professor, oportuniza ao aluno momentos extras de contato com o mundo letrado, através de leituras interessantes e atrativas, convidando o leitor (aluno) a mergulhar na experiência de ler.
Nesse sentido, todas as experiências vivenciadas pelos jovens leitores devem desenvolver a intimidade com o ato de ler e levar ao prazer, constituindo-se em aliados na apropriação de uma leitura diferenciada, que propicia a construção de um sujeito leitor autônomo, crítico, capaz de intervir em sua comunidade.
Quanto ao professor (mediador), ele deve ser um grande encantador, capaz de transformar o desgostar de ler em uma ação apaixonante, em que haja a intimidade, a familiaridade com as diversas práticas de exploração da leitura e, claro, com os livros, além de promover o desenvolvimento da prontidão, da sensibilidade, da curiosidade e da ousadia, características de quem quer se aventurar a promover encontros, saberes e novas histórias.

“QUE COISA É O LIVRO?
Que contém na sua frágil arquitetura aparente?
São palavras apenas, ou é a nua exposição de uma alma confidente?
De que lenho brotou? Que nobre instinto de prensa fez surgir esta obra de arte que vive junto a nós, sente o que eu sinto e vai clareando o mundo em toda parte?”
(Carlos Drummond de Andrade)
*** Momentos de práticas de leitura, dos alunos do 2ºAno mediados pela Professora Eliane Maria, atividades desenvolvidas no Projeto de Leitura.
***CONFIRA:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




sexta-feira, 10 de setembro de 2010

FOLCLORE

FOLCLORE

Folclore? Sabe o que é?
São coisas que os velhos contam...
São estórias encantadas,
Onde brinca a fantasia...
São quadrinhas bem rimadas,
É arte, é graça, é poesia!
É o rico artesanato,
Os trajes, os rituais,
O rodeio, o desafio,
Os tipos originais...
O velho carro de bois,
Coletivo dos gerais...
São remédios de folhagens,
São comidas e bebidas,
Objetos, beberagens...
São rezas, superstições,
Que a gente ouve e que diz.
São temas religiosos,
Rodas, jogos infantis...
É tudo o que representa
Tradição de uma cultura:
Expressões, músicas, danças...
São linguagens, falas, ditos,
Toda uma literatura!
Tudo de uma região
Passando de boca em boca,
Geração a geração...
Coisas que vivem pra sempre,
Que o povo não esquece, não!
Porque são ricas, bonitas...
Porque é a sua tradição.
(Bárbara de Carvalho)
**Motivados por essa poesia que conta o que é o folclore, os alunos do 2º Ano, do turno vespertino, realizaram muitas atividades interessantes sobre o assunto, entre elas destacamos:
 Leitura de texto informativo sobre a origem do folclore brasileiro e para que serve;
 Pesquisa no Laboratório de Informática sobre as manifestações folclóricas: lendas, mitos, adivinhas, parlendas, superstições...
 Confecção do mural na sala de aula;
 Caça-palavras, cruzadinhas, brincadeiras...
 Leitura e estudo do mito Saci Pererê;
 Confecção do Saci Pererê com sucata;
 Apresentação dos alunos no Momento Cultural.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Um dia saboroso...

La pizza


La pizza fatta in casa è tutta un' altra cosa dalla pizza  che si mangia in pizzeria;la pizza fatta in casa è piu "alta",soffice ,croccante.Si prepara per i nostri familiari,parenti, bambini o per gli amici!
La base è molto semplice, e sopra un insiemi di ingredienti appetitosi.
Ricca e saporita, accompagnata da birra o vino bianco,la pizza è um piatto unico che mette tutti d'accordo e scatena l'allegria.

Atividade realizada pelos alunos da 8ªsérie....Que dia delicioso.....
Professora: Flávia