sábado, 26 de setembro de 2009

21 DE SETEMBRO DIA DA ÁRVORE...


21 de Setembro


No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro prenuncia a chegada da primavera, no dia 23, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.
Os alunos de Pré a 4ª série realizaram várias atividades lembramdo o dia da árvore....




















Conheça algumas das espécies de árvore como: Ipê, canela, paineira....que habitam e embelezam nossa escola....além das ornamentais cultivadas pela nossa amiga Cecília....




Nome Técnico:

Tabebuia chrysotricha Standl.

Nomes Populares : ipê amarelo
Família : Família Bignoniaceae

Origem: Originária do Brasil, nos estados do Espírito Santo até o sul do país.










Primeiro Festival da Poesia

Aconteceu na escola nos dias 23 e 24/09/2009, o primeiro Festival da Poesia, com a participação dos alunos de 5ª a 8ª série.


















 

















Todos os alunos e suas poesias.....

DARLAN – 7ª SÉRIE

Canção do Exílio – Gonçalves Dias

DAIANA – 7ª SÉRIE
Igual e desigual – Carlos D.de Andrade

KAREN E JAQUELINE – 7ª SÉRIE
A hist. do príncepe ...e da princesa...
– Luciana Sandrini

ELIANA E DANIELA – 7ª SÉRIE
Amor de borboleta – Hermes de Lima

WILLIAM – 8ª SÉRIE
Filtro solar – Pedro Bial

CALANDRA – 8ª SÉRIE
Filho ingrato – Marcos Brasil                                  

MICHELE – 8ª SÉRIE
Há momentos – Clarice Lispector

JÉSSICA – 8ª SÉRIE
Mãe gaudéria – José J. varela

TAINÁ – 6ª SÉRIE “A”
Bens materiais – Marcos Brasil

DANIEL – 6ª SÉRIE “A”
Joãozinho – (A.D.)

YASMIM – 6ª SÉRIE “A”
Ismália - Alphonsus de Guimaraens


BIANCA – 6ª SÉRIE “A”
Desutilidade – Mirele Jacomel

LIDIANE – 6ª SÉRIE “B”
Convite – José P. Paes

FERNANDA – 6ª SÉRIE “B”
Te dei a eternidade - Graciele Gessner

NATHÁLIA – 6ª SÉRIE “B”
Mãos em mãos – MÃOS EM MÃOS

PATRÍCIA e TALITA – 6ª SÉRIE “B”
Menina e moça – Machado de Assis

PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO FESTIVAL....





quarta-feira, 23 de setembro de 2009

OFÍCINA DE FUTEBOL DE CAMPO E DE FUTSAL

No ano de 2009 a Oficina Sócia Educativa de Futebol de Campo e de Futsal atende alunos de 2ª a 8ª série de ambos os sexos, neste ano atende em torno de 160 alunos/atletas.
Os trabalhos iniciaram no dia 18/02/2009, com a organização de horários e algumas normas para participação dos alunos na oficina. Também elaboramos o calendário de participação em eventos durante o ano. Na mesma semana passamos nas salas de aula informando aos alunos sobre como proceder às inscrições e os horários de treino. Sendo eles estabelecidos:
DIA DA SEMANA:  Quarta-feira
PERÍODO MATUTINO
Horário: 08h30min às 10h
Sexo: Masculino e Feminino


PERÍODO VESPERTINO
Horário:13h30min/14h30min
Sexo: Masculino
Séies: 4º,5º e 6º

Horário:14h30min/15h30min
Sexo: Masculino
Séries: 6º, 7º e 8º

Horário:15h30min/16h30min
Sexo: Feminino
Séries: 6º, 7º e 8º

OBJETIVOS

• Proporcionar aos alunos de ambos os sexos, a socialização, com alunos de outras escolas, através das competições municipais que irão acontecer durante o ano.
• Importância da oficina de futsal, não só como um jogo ou um esporte, mas sim como uma prática de atividade física para uma melhor qualidade de vida, despertando o interesse pelas atividades de lazer no desenvolvimento do ser humano e da sociedade.
• Conceitos e regras características, especificidades, de cada esporte (futsal e futebol de campo).
• Formar as equipes que irão disputar os eventos, a partir disso definir com as mesmas, os objetivos a serem alcançados dentro da própria competição a ser disputada.
As atividades são desenvolvidas de forma articulada, oportunizando ao máximo as experiências próximas à realidade dos alunos, constituindo-se em uma oportunidade de conhecer. Cada faixa etária tem suas tarefas didáticas especiais, bem como particularidades específicas do desenvolvimento. A oferta de estímulos e aprendizagens deve ser regulada. O treinamento tem como principal objetivo causar adaptações biológicas destinadas a aprimorar o desempenho numa tarefa específica.
Somente a observação criteriosa durante o treinamento, poderá obter o máximo rendimento de um jovem, sem prejudicar o seu desenvolvimento maturacional.














 




Professor: Anderson Cecchin

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Brincando e aprendendo com massa de modelar caseira.

As crianças do primeiro ano aprenderam a fazer massa de modelar.Para tingir a massa usamos as cores primárias (azul, amarelo e vermelho), após fizemos a mistura de pequenos pedaços da massa e descobrimos novas cores...(cores segundárias).












segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Dança, Dança....Venha participar desta oficina.....

Com vocês professor Tiago e seus alunos....Há ficou com vontade de dançar? Então participe, todas as quartas-feiras na escola......

Atividade realizada pelo Pré I

Semana da Pátria, professora Marcia....